Treinamento3

             "Mais vale um asno que me carregue que um cavalo que me derrube". Esse ditado popular não se refere em si aos animais. O asno assim como o cavalo tem suas forças e fraquezas, comportamentos distintos e trabalho árduo. E se bem treinados podem ser de grande valia, e se mal treinados podem trazer muitos prejuízos. Se dá certo com animais, imagine com o ser humano?!

         Infelizmente ainda temos empresários que não pensam dessa forma. Que não querem investir em seus colaboradores por acreditarem que treinamento é um gasto, uma perca de tempo. Pesquisam revelam que perdem-se até 10 clientes por uma equipe mal treinada e com atendimento ruim, por exemplo.

          Mas afinal, treinamento é GASTO ou INVESTIMENTO? Na contabilidade é um gasto, na gestão é muito investimento e se bem utilizado, um dos mais importantes. Sempre vem aquela dúvida quando o gestor pensa em investir em um treinamento para equipe. Primeiro, porque a maioria dos treinamentos são generalistas, ou seja, não se aplicam a situações do cotidiano da empresa e tão pouco a realidade dos colaboradores.

          Outro ponto, a maioria das empresas investem em um treinamento igual para toda a equipe do faxineiro ao supervisor, não tem o foco necessário para atingir as pessoas certas e nas situações certas. Por último, são realizados por oferta e não por demanda. Quando digo demanda, porque a necessidade de treinamento deve imergir da empresa contratante e não o contrário. Por isso, alinhado ao treinamento é muito importante a empresa avaliar o seu colaborador com frequencia e dar o feedback necessário, para assim, o treinamento se tornar um investimento. E, mais importante, o colaborador valoriza e sabe da importância e não olha torto quando é convidado a participar.

         Quando o colaborador recebe o informativo: TREINAMENTO hoje ás 18:00, naturalmente, o colaborador já pergunta: vai DEMORAR quanto tempo. E porque isso acontece? Na maioria dos casos os treinamentos são chatos, demorados e as vezes sem resultado. Pensando nisso, é importante oferecer um treinamento que incentive a participação ativa dos colaboradores através de dinâmicas, jogos empresariais e vivências de grupo. Existem muitos jogos de tabuleiro que servem de apoio para os treinamento, jogos de estratégia, jogos de criatividade, jogos de pensamento crítico, enfim, diversas opções. Basta usar a criatividade e transformar o treinamento em algo super legal.

           Invista em sua equipe, mantenha ela atualizada e, se possível, faça treinamentos direcionados a cada profissional e situação. Hoje temos diversas plataformas online que nos dão diversas opções. E não deixe seus treinamentos se tranformarem em gasto.


gdegentegostamosdegentevalorizandopessoasgestaodepessoasmineirostreinamento